Todos os dias que ela chegava na escola, estava com o melhor dos sorrisos no rosto e ninguém entendia aquela felicidade que escorria pela boca. O porteiro da escola, então, estranhava muito como uma adolescente sempre aparecia com um sorriso já que os adolescentes são tão complicados, ou seja, um dia com sorriso, no outro passa e nem dá "bom dia" e assim adiante. E quando chegava na sala de aula, ela botava os fones de ouvidos e ficava cantando músicas animadas ou estava conversando com seus amigos. Sempre sorrindo. Foi ai que um dia o porteiro percebendo tanta alegria, resolveu que naquele dia ia perguntar.
- Bom dia, Seu Luan! - Dizia a garota como sempre sorrindo.
- Bom dia! Ei, posso te perguntar uma coisa? - A garota parou ao lado dele. - Você é a única adolescente por aqui que sempre chega sorrindo. Esse sorriso vem acompanhado de lágrimas a noite?
- Lágrimas, Seu Luan? Claro que não.
- Nossa, que legal! Então você é feliz?
- Sou sim, muito feliz.
Ele sorriu pra ela e ela retribuiu o sorriso olhando pra baixo e depois levantando a cabeça.
- Sou feliz, mas também tenho motivos pra chorar. Só não choro, porque eu sei que vale muito mais a pena está sorrindo.
- Então você está sorrindo falsamente?
- Claro que não! Eu estou feliz. Os motivos que tenho de chorar é em relação a amor, amizade... Enfim.
- A maioria chora por amor. Por que não choras por amor?
- Porque, acima de tudo, eu coloco o amor em sintonia com amizade. Se não der certo como amor, ainda resta a amizade que é tão mais forte.
- E as amizades? Você sempre me parece conversar com tantas pessoas. Na maioria das vezes, você encontra alguém aqui na portaria e vai para sala conversando.
- Mas não basta conversar. Muitos são falsos, não fazem parte da minha "turma", são complicados demais pra mim, se amostram demais... Essas coisas. Nem todo mundo pode ser considerado amigo, não é? Falo por educação que tenho e quero me enturmar com as pessoas da minha sala, já que convivo todos os dias com eles.
O porteiro olhou-a sorrindo mostrando os dentes e depois a viu correndo para a sala. E ele ficou a pensar, ela estava realmente certa em sorrir. Pra que chorar por alguns motivos se você também tem motivos pra sorrir? - E a partir desse dia, o porteiro sempre passava uma mensagem para cada pessoa que chegava chorando ou sem dar "bom dia" e acredite, semanas depois, todos chegaram com um sorriso no rosto.
Autora: Katlyn Neris

Continue assim e você irá longe.
ResponderExcluir